sábado, 28 de abril de 2012

MESTRE DA SABEDORIA






MESTRE DA SABEDORIA.

Um mestre da sabedoria passeava por uma floresta com seu fiel discípulo, quando avistou ao longe um sítio de aparência pobre e resolveu visitá-lo. Durante o percurso, falou ao aprendiz sobre a importância das visitas e as oportunidades de aprendizado que temos com as pessoas que mal conhecemos.
Chegando ao sítio, constatou a pobreza do lugar, com uma casa de madeira e sem calçamento. Os moradores, um casal e três filhos, estavam vestidos com roupas rasgadas e sujas! Aproximou-se do senhor, aparentemente o pai daquela família, e perguntou-lhe:
— Nesse lugar não há sinais de pontos de comércio e de trabalho. Como sobrevive aqui com sua família?
E o senhor calmamente respondeu-lhe:
— Temos uma vaquinha que nos dá vários litros de leite todos os dias. Uma parte desse produto vendemos ou trocamos na cidade vizinha por outros gêneros alimentícios e com o restante produzimos queijo e coalhada para nosso consumo e assim vamos sobrevivendo.
O sábio agradeceu-lhe pela informação, contemplou o lugar por uns momentos, depois se despediu e foi embora. No meio do caminho, ordenou ao seu fiel discípulo:
— Pegue a vaquinha, leve-a ao precipício ali na frente, empurre-a e jogue-a lá em baixo.
O jovem arregalou os olhos espantado e questionou o mestre sobre o fato de a vaquinha ser o único meio de sobrevivência daquela família, mas como percebeu o silêncio absoluto do seu mestre, foi cumprir a ordem.
Assim, empurrou a vaquinha morro abaixo e a viu morrer. Aquela cena ficou marcada na memória do jovem durante alguns anos.
Um belo dia, resolveu largar tudo o que havia aprendido e voltar àquele mesmo lugar e contar tudo à pobre família, pedir-lhe perdão e ajudá-los.
Quando se aproximava do local, avistou um sítio muito bonito, com árvores floridas, todo murado, com carro na garagem e algumas crianças brincando no jardim. Ficou triste e desesperado, imaginando que aquela humilde família tivera que vender a propriedade para sobreviver.
Apertou o passo e chegando lá foi recebido por um caseiro muito simpático.
Perguntou-lhe sobre a família que ali morava há uns quatro anos e o caseiro respondeu-lhe:
— Continuam morando aqui.
Espantado, entrou correndo na casa e viu que era mesmo a família que visitara antes com o mestre. Elogiou o local e perguntou ao senhor (o dono da vaquinha):
— Como melhorou o sítio e está tão bem de vida?!
E o senhor, entusiasmado, disse-lhe:
— Tínhamos uma vaquinha que caiu no precipício e morreu. Daí em diante tivemos que fazer outras coisas e desenvolver habilidades que nem sabíamos que tínhamos. Assim alcançamos o sucesso que seus olhos vislumbram agora!
PONTO DE REFLEXÃO: Todos temos uma vaquinha que nos dá alguma coisa básica para a sobrevivência e uma convivência com a rotina. Descubra qual é a sua. Aproveite a entrada do novo milênio para empurrar sua vaquinha morro abaixo.

REFLITA.....