terça-feira, 16 de agosto de 2011

Farinha de AVEIA = A fibra solúvel beta glucano reduz o colesterol total e LDL Reduz o risco de câncer de colon Ajuda a retirar muitas toxinas do sangue Regula o trânsito intestinal Rica em cálcio, ferro e fósforo


Se você está lutando contra o colesterol elevado, provavelmente já ouviu falar dos poderes da aveia para combater este mal. Por ser rico em fibras solúveis, que se ligam à água e se transformam em um gel capaz de eliminar as gorduras das artérias e impedir que elas sejam absorvidas pelo intestino, o cereal reduz as taxas de LDL (colesterol ruim) e, de quebra, previne o câncer de intestino. (você sabia que nem toda gordura é ruim?)
E esses não são os únicos benefícios para quem enche a tigela de aveia. Ela é um cereal rico em diversos nutrientes: fibras, ferro, cálcio, magnésio, zinco, cobre, manganês, vitaminas (principalmente vitamina E) e proteínas , lista a especialista da Setha Consultora Nutricional, Selva Sierro. Dentre tantas substâncias positivas para a saúde, as fibras solúveis merecem destaque pelas atividades que exercem. Para sentir os efeitos, basta consumi-las diariamente , diz Roberta Stella, responsável pela equipe nutricional do Minha Vida.

Com isso, seu intestino fica tinindo e sua saúde comemora. "É no intestino que acontece absorção dos nutrientes necessários ao organismo e a eliminação daqueles que não servem para nada" , diz Selva. (emagreça sem sufoco, nem passar fome). Os diabéticos também podem se aliar à aveia, já que suas fibras unem-se ao açúcar dos alimentos, fazendo com que ele demore mais tempo para cair na corrente sanguínea (o diabetes pede cautela, veja o que está por trás dessa doença). Quem quer emagrecer tem nela mais uma aliada: A aveia dá uma sensação de saciedade mais rápida e você come menos , explica a nutricionista da Setha.
njustos aqueles que rotulam o colesterol como um dos vilões da saúde. Ao contrário do que muita gente pensa, esse composto funciona como uma espécie de calibrador natural das células, favorecendo a troca de substâncias entre elas. Além disso, o colesterol ainda participa da produção da bílis (fluido produzido pelo fígado para digestão de gorduras) e dos hormônios sexuais.

A má fama, no entanto, vem da LDL, proteína de baixa densidade que se une ao colesterol para transportá-lo pelo corpo. O problema é que essa proteína acaba deixando rastros de colesterol pelo caminho. Com o tempo, os resíduos se fixam na parede das artérias, formando as placas de gordura prejudiciais à saúde. Para varrer os restos de colesterol espalhados pelo corpo, a HDL entra em ação. Trata-se de um outro tipo de proteína, com alta densidade e especialista em evitar o entupimento das artérias. Eles são os famosos mau e bom colesterol, respectivamente.

Colesterol descontrolado 
O problema denominado de colesterol alto surge quando as taxas de LDL estão mais altas do que deveriam, e a gordura começa ase acumular. "O ideal é que os números de LDL se mantenham baixos e os de HDL altos", aconselha a cardiologista da Unifesp, Maria Tereza Manzoli. As taxas podem ser medidas com exames de sangue e seus valores mínimo e máximo variam de acordo com o estilo de vida que a pessoa leva (sedentária ou praticante de exercícios) e com o peso que apresenta.

Resultados à vista Para desfrutar de tudo isso, Selva afirma que a recomendação para pessoas adultas varia entre 20 e 30 gramas diárias. "Uma colher de sopa cheia de aveia tem em média 20 gramas. Essa quantidade equivale a um grama de fibra" , fala sobre o nutriente que mais se destaca no cereal. O nutriente ainda está presente em outros alimentos, como frutas, vegetais, massas e pães em suas versões integrais. (nem todo carbidrato é igual, entenda as diferenças)
Já o consumo entre as crianças varia de acordo com a idade. "Ele deve começar a partir dos dois anos, salvo recomendação médica" , ressalta Selva. O cálculo é simples: basta somar à idade da criança o número cinco. Se seu filho tem 2 anos, por exemplo, 7 gramas (2 da idade + 5) são suficientes para o aproveitamento dos nutrientes da aveia. 

As formas para ingerir o cereal são tão variadas quanto as melhoras que ele traz à saúde. Você pode escolher como vai rechear seu cardápio: com os flocos, o farelo ou a farinha de aveia. "Comparando os três, o farelo é o mais nutritivo, seguido pelos flocos e, depois, pela farinha. Mas as diferenças são mínimas, o importante é ter prazer nas refeições" , conclui Selva. 
 Alem do video, veja abaixo outra sujesteão bem legal: 


Ingredientes
Purê: 
- 2 batatas grandes cozidas e espremidas (550 g) 
- 1 ½ de xícara (chá) de leite desnatado (300 ml) 
- 1 xícara (chá) de Aveia em Flocos Regulares Quaker (80 g) 
- sal a gosto 
- pimenta do reino moída na hora 
- ¼ de xícara (chá) de queijo parmesão ralado para decoração (18 g) 
Recheio: - 1 ½ colher (sopa) de azeite (15 g) 
- 1 cebola picada (100 g) 
- 350 g de carne moída magra 
- sal a gosto 
- pimenta do reino moída na hora 
- ½ xícara (chá) de castanha-do-pará picada (75 g) 
- ¼ xícara de azeitonas pretas (20g) 
- 5 talos de cebolinha lavados e picadosModo de Preparo: Purê: misture todos os ingredientes. Divida-o em 2 partes iguais e reserve. Recheio: aqueça bem uma frigideira em fogo alto. Acrescente o azeite e refogue a cebola. Junte a carne moída e cozinhe por cerca de 5 minutos. Tempere com o sal e a pimenta. Desligue o fogo e acrescente a castanha-do-pará e a cebolinha.

Montagem: unte um refratário retangular de 20x30 cm com azeite. Preencha o fundo do refratário com metade do purê e cubra com o recheio. Termine preenchendo com o restante do purê. Polvilhe com o queijo parmesão e leve ao forno a 180º C por cerca de 35 minutos. 

Rendimento: 8 porções 
Tempo de preparo: 30 minutos 
  

SINAL VERDE PARA OS CARBOIDRATOS:

Tem gente que nem fala o nome deles com medo de engordar. Puro preconceito: os carboidratos podem - e devem! - estar presentes na dieta de quem pretende emagrecer e manter o corpinho esbelto. O segredo é saber escolher. "Esses nutrientes dividem-se em duas categorias: os simples e os complexos. São esses últimos que devem prevalecer na dieta de quem pretende se livrar dos quilinhos extras", afirma a endocrinologista da equipe médica do Dieta e Saúde, Márcia Jablonka Kelman. Os carboidratos simples, como o açúcar e o mel, têm um teor maior de glicose e são digeridos mais rapidamente. Resultado: você sente fome pouco depois de comer. Já os nutrientes considerados complexos têm digestão mais lenta, mantendo uma saciedade prolongada - pães, biscoitos, cereais, massas, arroz, grãos, vegetais e frutas são alguns exemplos.

Na versão integral, esses alimentos são ainda mais indicados na luta contra a balança, pois as fibras contribuem para que você demore a sentir apetite novamente. 

Eliminar de vez os carboidratos, em contrapartida, só favorece o aparecimento de males como dor-de-cabeça, irritação, cansaço físico e mental - estados de ânimo que supercombinam com chocolatinhos, biscoitos e mais outras guloseimas que transbordam calorias. "Quando estamos com muita fome, procuramos sempre algum alimento que contenha carboidrato. Isso não é à toa. O organismo alerta para essa necessidade", ressalta a nutricionista do Dieta e Saúde, Erica Lopes. 

Atenção à quantidade ingerida, claro, é fundamental, pois o macronutriente se armazena em forma de gordura se for consumido em excesso. "O ideal é que o consumo de carboidratos componha pelo menos metade das calorias ingeridas diariamente", diz a nutricionista Lucinete Souza, também da equipe Dieta e Saúde. 

Em uma dieta de 1400 kcal/dia, por exemplo, a quantidade de carboidratos resultaria em aproximadamente 175g (Para calcular as calorias necessárias em sua dieta, clique aqui e faça uma avaliação gratuita). Abaixo você confere uma tabela com a quantidade de carboidratos presente em algumas de suas principais fontes.
AlimentoQuantidadeCarboidrato
Biscoito água e sal1 unidade5g
Barra de cereal light1 unidade17g
Pão integral1 fatia14g
Pão francês1 unidade28g
Pão de forma light1 fatia11g
Aveia em flocos1 colher de sopa10g

PARA COMPRAR LIGUE: (66)3425-2030  - só para Rondonópolis/MT