segunda-feira, 8 de agosto de 2011

FARINHA DE MARACUJA -Diminui a taxa de açúcar no sangue e impede que o organismo absorva agordura dos alimentos, fazendo você perder peso. E não temcontra-indicação

FARINHA DE MARACUJA

O maracujá mais cultivado no pais é Passiflora edulis f. flavicarpa, também conhecido como maracujá amarelo, devido à qualidade de seus frutos. Ele apresenta 95% dos pomares comerciais.
O fruto é do tipo baga, de forma oval ou subglobosa, variando muito quanto ao tamanho e coloração da polpa.Tem em media 7 cm de comprimento por 6 cm de largura e peso entre 44 e 160 g. A casca é coriácea e de cor amarelo intenso no fim do amadurecimento. É um fruto carnoso, com as sementes cobertas pelo arilo (mucilagem) onde se encontra um suco amarelo-alaranjado muito aromático e nutritivo (www. udr.org). Oliveira et al (1998 apud Nascimento, Tânia, B) citaram espessura da casca do maracujá-amarelo variando de 0,40 a 0,67 cm, e observaram que esta variável é inversamente proporcional ao rendimento em suco, e que não há relação entre o tamanho do fruto e a espessura da casca.
A casca possue grande capacidade de absorver água, dependo das condições ambientais. Isso foi confirmo pela menor espessura da casca obtida, com precipitação (22,6 mm)
A pectina obtida a partir da casca do maracujá (parte branca) é a responsável pela sua ação no controle do diabetes, do colesterol, auxiliar as dietas alimentares, como agente geleificante e estabilizante de produtos. Pode ainda ser usada em casos de diarréia particularmente em crianças, certamente por revestir as paredes intestinais e modificar a absorção pelas mucosas.
   A pectina na sua forma solúvel é comumente encontrada em frutos maduros.
            Através da polpa da casca do maracujá é possível obter a pectina, fibra proveniente de células vegetais. O processo de obtenção da pectina é iniciado a partir da farinha da casca de maracujá através de hidrolise ácida e pelos fermentos. São substancias sólidas amorfas e incolores que intumecem em contato com a água e depois formam soluções coloidais, precipitam destas soluções pelo adicionamento e álcool e de sais metálicos e ainda pela pectase.
           

Nome Popular: Maracujá Amarelo. 

Denominação Homeopática: 

PASSIFLORA EDULIS FLAVICATA.

Parte Utilizada: Mesocarpo.

Princípios Ativos: Pectina.

Indicações e Ações Farmacológicas: A Farinha de Maracujá é indicado no controle do diabetes, colesterol, em diarréias particularmente em crianças e também como auxiliar em dietas alimentares.
O polissacarídeo coloidal (pectina) contido na casca é solúvel no organismo forma um gel, dificultando a absorção de carboidratos de uma maneira geral, inclusive da glicose.
           
Toxicidade e Contra-indicações: Além da fibra solúvel pectina, a casca é composta por fibras insolúveis que têm forte poder laxativo se consumidas em demasia.

Não é recomendado o uso de medicamentos a base de Maracujá durante a gravidez e  lactação. No caso da gravidez, o harmano e a harmalina têm demonstrado ser substâncias que estimulam o útero em animais. Porém até o momento não existe nenhum caso relatado de mulheres grávidas que por desconhecimento tomavam  Maracujá e que apresentassem aborto ou aceleramento do parto. É contra-indicado para pessoas com hipotensão.
Referências Bibliográficas:
¨    ALONSO, J. R. Tratado de Fitomedicina. Isis Ediciones. 1998 (obra que cita as referências mostradas nos itens Indicações e Ações Farmacológicas/ Toxicidade e Contra-indicações).

¨    MARTINS, E. Ciência hoje 198, outubro Rio de Janeiro 2003.

¨    SANTANA, J.S.  Trab. 2002 www.ufv.br 10/08/04

   NASCIMENTO, T. et al, Pesq.agropec.,Brasília, v.34,n.12, p.2353-2358 dez.1999.
      Farinha de Maracujá emagrece!!!
     Já conhecida por sua propriedade de ajudar a baixar os níveis de açúcar no sangue, o que é ótimo para quem tem diabetes, a farinha de maracujá agora ganha status de bloqueador natural de gorduras. A farinha foi resultado de uma pesquisa feita pela Faculdade de Nutrição da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). A casca da fruta, que normalmente é desprezada, é rica em pectina, uma fibra solúvel que em nosso organismo forma um gel, dificultando a absorção de carboidratos de uma maneira geral, inclusive da glicose. Além disso, esse gel impede que o organismo absorva também parte da gordura ingerida, ajudando nas dietas de emagrecimento.
    A farinha não fica atrás: tem 20% dessa fibra, segundo estudo feito pelo químico e pesquisador Armando Sabaa Srur, da Faculdade de Nutrição da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). “No estômago, a pectina se transforma numa espécie de gel não digerível, provocando sensação de saciedade”, explica a médica e nutróloga Daniela Hueb. Com isso, você se sente bem alimentada com uma porção menor de comida. A pectina também reduz a velocidade com que o açúcar entra no sangue – quanto mais lento esse processo, mais a fome demora para voltar a dar sinal.

Gordura na mira

Quando chega ao intestino, a pectina bloqueia a absorção da gordura dos alimentos. A ação é bem mais suaveque a do Xenical, medicamento da Roche que tem o boqueador de gordura orlistat como princípio ativo. Mas o efeito emagrecedor da farinha, assim como sua capacidade de proteger o coração, foi comprovado num estudo feito na Universidade Federal da Paraíba com 17 mulheres com colesterol alto. “Depois de 70 dias consumindo a farinha, elas não só tiveram as taxas de LDL, o colesterol ruim, reduzidas como perderam peso (algumas eliminaram 8 quilos!)”, comemora a farmacêutica Alessandra Ramos, que acompanhou o grupo por um período de um ano sem registrar reações adversas. De qualquer modo, observe como seu organismo responde ao produto.

Menos toxinas

Outra boa notícia: a fibra presente na farinha de maracujá promove uma faxina no organismo. Ela ajuda a eliminar as toxinas, que, acumuladas, prejudicam o funcionamento dos órgãos e, com isso, desequilibram o metabolismo – o que faz sua dieta emperrar. Só que para facilitar a ação desintoxicante da pectina, éimportante beber mais água, no mínimo 2 litros por dia.

Modo de usar

O consumo da farinha tem de ser diário: uma vez ou outra não é suficiente para surtir efeito. Por isso, varie o modo de acrescentá-la no cardápio. Pode ser no suco, no iogurte, na salada, na sopa. O ideal, porém, é consumir uma colher de sopa (10 gramas, 47 calorias) antes das três principais refeições. Mas a nutricionista Anita Sacks, da Universidade Federal de São Paulo, avisa: “Não adianta usar a farinha de maracujá e abusar da gordura e do açúcar”. Portanto, aproveite para cortar alguns excessos à mesa e faça algum tipo de atividade física (vale até uma caminhada de 30 minutos pelo bairro dia sim, dia não).



FARINHAS DE LARANJA, MARACUJA E UVA, VOCÊ PODE COMPRA-LAS AQUI NO SITE:CLICK AQUI