domingo, 1 de janeiro de 2012

HUMILDADE

HUMILDADE !!
Numa instituição de ensino da idade média os estudantes faziam um curso de três anos. No primeiro ano eram chamados de sábios; no segundo filósofos; mas no terceiro eram chamados de aprendizes.
Em que classe estás vós?
Um requisito insubstituivel de progresso tanto moral como intelectual é a humanidade.  Aquele que não reconhece qual limitado é sua sabedoria e qual relativa é sua bondade é realmente cego.
     O grande Laplace gastou uma vida inteira no estudo dos céus, procurando decifrar as leis que regem os movimentos siderais.   Sua obra monumental, 'MecânicCeleste'  constitui um marco do pensamento humano.  Pensariamos que um gênio assim teria uma concepção exautada de suas aquisições cientificas. Ouvi-o, porém, no leito da morte: o que sabemos é pouco: o que não sabemos é imenso."".
Isaac Newton, outro gênio  de primeira grandeza, que abriu vastos horizontes no domínio da matemática e da fisica, constumava dizer em seus ultimos anos: ''Se vi mais longe que outros foi por haver subido aos ombros de gigantes''. Em certo lugar ele se compara a uma criança que apanha conchas brilhantes e seixinhos rolados na praia do mar, enquanto o oceano da verdade se estende inesplorado ante ela''. 
     Benjamim Franklin, o primeiro a demonstrar experimentalmente a indentidade  do raio com a  descarga eletrica de uma garrafa de Leyde, e que como apostolo da liberdade, foi aclamado na França em 1776 com a frase altissonante: '' Eripuit coelo fulmen, sceptrumque tyranis''. (arrebatou ao céu o raio, o centro aos tiranos) deixou em sua renomada autobiografia a seguinte apreciação sobre a humanidade:  ''Gostaria que os homens sensatos e bem-intencionados não dinuissem seu poder de fazer o bem por maneiras positivas e  arrogantes, que raramente deixam de desgostar, tendem a criar oposições e a derrotar todos os propositos para os quais a linguagem nos foi dada''. 
     Pode-se generalizar, sem temor de exagero, que os homens verdadeiramente grandes foram modestos.  A presunção, que cega e marca os medíocres, é substituida por um ralo de humildade sincera que coroa os gênios e os santos. É que estes são concientes das limitações que passam despercebidas aos menos esclarecidos.
     Seria curioso  investigar quanto a humildade contribuiu para que se tornassem grandes, ou quanto a genialidade influiu para que fossem humildes.  A intenção entre ambas é fora de dúvida. Para o comum dos mortais a primeira tese, no entanto tem maior impotância prática. Ninguém galgará os degraus mais elevados da escada do saber ou da santidade que não se comprenetre de sua ignorância e pecaminosidade inerente.
     
Colunas do Carater