quinta-feira, 1 de setembro de 2011

L I B E R D A D E ! !


O mundo como vontade e Representação, Sobre a Vontade da Natureza, O Livre Arbítrio, 

Os Dois Problemas Fundamentais da ÉTICA, etc.

QUE SE ENTENDE POR LIBERDADE?
Considerando exatamente, o conceito de liberdade é negativo. Com isso não fazemos mais do que formular a ausência de qualquer impedimento e de qualquer obstáculo, dado que o obstáculo, sendo manifestação da força, deve indicar uma noção positiva. O conceito de liberdade pode ser considerado sob três aspectos bem diferentes,  dos quais provem três gêneros diversos de liberdade, correspondentes a três diferentes maneiras com que se pode apresentar o obstáculo, ou seja:  a liberdade física, a liberdade intelectual e a liberdade moral.
1º. – A liberdade física consiste na ausência de qualquer obstáculo de natureza material. É precisamente nesse sentido que se costuma dizer: um céu livre (desanuviado), um horizonte livre, o ar livre, a eletricidade livre, o livre curso de um rio (quando não seja mais entravado por montanhas ou cataratas), etc. entretanto, quase sempre, no nosso pensamento, a idéia de liberdade é um atributo dos seres do reino animal, cujo caráter particular reside no fato de que os seus movimentos emanam da vontade, dizendo-se livre   quando nenhum obstáculo material se opõe a sua execução.
Observamos, contudo, que esses três obstáculos podem ser de três espécies bem diversas, enquanto a faculdade cujo exercício impedem é sempre idêntica a si mesma, ou seja, a vontade; tal é a razão, além de uma simplicidade maior, porque se prefere considerar a liberdade sob o ponto de vista positivo. Daí termos a palavra livre como indicadora da qualidade de todo ser que se move por ato da própria vontade, não agindo senão de conformidade com essa, inversão que não muda em nada, por outra forma, a essência da noção.
Nessa acepção física da liberdade, diz-se, como vamos, que os homens e os animais são  livres quando nem grilhões,nem laços, nem enfermidade e nenhum outro obstáculo físico ou materiais constranja as suas atividades ou impeça as suas ações, obedecendo estas, sim,exclusivamente á própria vontade.
Esta acepção física da liberdade, julgada sobretudo como atributo do reino animal, constitui a acepção original, imediata e também a de uso mais comum.  Considerando sob esse ponto de vista, a liberdade não poderia prestar apoio a nenhuma espécie de dúvida ou de controvérsia, dado que, a cada momento, a experiência afirma a sua realidade.
Com efeito, assim que um animal age unicamente pela vontade própria, diz-se que ele é livre, atribuindo tal significação á palavra sem levar em conta outras influências que podem ser exercidas sobre a sua própria vontade. A idéia de liberdade, se atendermos a essa significação popular que acabamos de precisar, implica simplesmente  `a potência de agir, isto é, a ausência de obstáculos capazes de entrevar a ação. É precisamente nesse sentido que dizemos:  o pássaro voa livremente no ar, as feras erram livres nas florestas, a natureza criou o homem livre, somente o homem livre é feliz.  Dizemos também que um povo é livre quando não é governado senão por leis que ele mesmo formulou, dado que assim obedece á própria vontade. A liberdade política deve estar, por conseguinte, irmanada a liberdade física.
Entretanto, apenas desviamos a vista dessa liberdade física para considerar a liberdade sob os seus outros dois aspectos, não nos encontramos mais diante da significação popular da palavra, mas sim de um conceito plenamente filosófico, abrindo esse conceito, como todos sabem, portas a numerosas dificuldades. Com efeito, é necessário distinguir, além da liberdade física, duas espécies de liberdades diferentes, isto é:  a liberdade intelectual e a liberdade moral.
CLASSICOS INTELECTUAL.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Senhor dá-me serenidade para aceitar tudo aquilo que não pode e não deve ser mudado. Dá-me força para mudar tudo o que pode e deve ser mudado. Mas, acima de tudo, dá-me sabedoria para distinguir uma coisa da outra."