A carne de avestruz é pouco utilizada entre nós, mas o seu consumo é aconselhado. Não deixe de experimentar a nossa receita!
O aumento do consumo de carne de avestruz, apesar de não constituir ainda um hábito português, deve ser incentivado.
O aumento do consumo de carne de avestruz, apesar de não constituir ainda um hábito português, deve ser incentivado.
Esta carne tem toda o valor nutritivo das outras carnes (riqueza em proteínas, ferro e vitaminas do complexo B) e apresenta a grande vantagem de ser pobre em gorduras - especialmente as saturadas.
Em comparação com as outras carnes magras, a avestruz tem menos gorduras que a galinha ou o peru, que são contudo, carnes magras.
A carne de avestruz cozinha-se rapidamente devido ao seu baixo teor de gorduras, e deve ter o cuidado de não deixar cozinhar em demasia.
Os métodos culinários utilizados na preparação das outras carnes podem ser igualmente utilizados com a avestruz.
Para melhorar o sabor da carne de avestruz deverá temperá-la pelo menos com 2 horas de antecedência.
Ingredientes para 4 pessoas:
- 4 bifes de avestruz;
- 4 dentes de alho, descascados e esmagados;
- 2 colheres de sopa de azeite;
- 250 g de espinafres cozidos;
- 1 lata de cogumelos laminados;
- 1 copo de sumo de laranja natural;
- Sal, louro e pimenta moída, q.b.
Preparação:
- Tempere os bifes com o alho esmagado, sal, louro, pimenta e o sumo de laranja. Reserve por 4 horas.
- Aqueça o azeite e introduza 2 dentes de alho picados. Salteie os espinafres e os cogumelos.
- Coloque uma porção deste preparado em cima de cada bife e enrole-os, primeiro pelos lados, e faça um pequeno «envelope». Prenda com 1 fio.
- Coloque os bifes enrolados, num tabuleiro antiaderente e leve ao forno, regando com o sumo de laranja onde os bifes estiveram a temperar.
Pode fazer um molho bechamel e verter por cima dos bifes, quando retirar do forno.
PICANHA ASSADA
INGREDIENTES:
1 peça de picanha
Sal comum ao gosto não precisa ser sal grosso
Trigo para empanar a peça
MODO DE PREPARO:
Peque a peça de picanha e passe toda no sal e depois na farinha de trigo, como se você fosse empanar ela inteira, unta uma assadeira com óleo leve para assar em fogo médio, com a gordura para cima, por mais ou menos 1 hora e meia, com esse procedimento ela fica crocante por fora e suculenta por dentro. Observe que a gordura vai derreter e vai penetrar na carne dando o tempero. Não precisa usar o papel alumínio e a temperatura do forno é de 190 a 200. Não use o forno muito quente porque a carne poderá ficar crua por dentro.
Frango Assado: Comprado ou feito em casa, o frango assado é um dos pratos campeões dos domingos das famílias brasileiras. Suculento e saboroso vai muito bem com uma bela macarronada, arroz e tutu de feijão.Acima uma sujestão do seu gosto...
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Senhor dá-me serenidade para aceitar tudo aquilo que não pode e não deve ser mudado. Dá-me força para mudar tudo o que pode e deve ser mudado. Mas, acima de tudo, dá-me sabedoria para distinguir uma coisa da outra."